Escrita colaborativa na cultura digital: Trabalho da faculdade que pode ser ÚTIL para você

Oi amores! Hoje trago um vídeo de um Trabalho montado para a apresentação do seminário na Faculdade de Licenciatura de Computação IFNMG-Janaúba, no 4° período. A apresentação foi em sala de aula, forma presencial, e este vídeo foi gravado uma semana antes desta postagem para que não ficasse restrito este trabalho realizado por mim e meus colegas.

O artigo estudo para a apresentação foi Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede das autoras Patrícia Behling Schäfer, Rosália Lacerda, Léa da Cruz Fagundes, estudamos outros artigo para complementar porém falhamos em não colocar a referencia aqui.

LINK DO ARTIGO 

Vídeo

1990 a 2000  WEB 1.0

 Páginas Estáticas, usuários como leitores, onde não havia uma interação entre o usuário e o site.  Só visualizava não interagia, internet limita, usada na educação, informativo e empresas (publicação de documentos, realizar transações)

2000 a 2010 web 2.0 

a era da interação, usuário passou a interagir a produzir conteúdo além de visualizar. Surgindo escrita colaborativa, blogs, chats, e-mails, site de vídeos como YouTube, videoconferência, redes sociais (Facebook, Orkut, LinkedIn, Twitter e outros), fóruns. Objetivo compartilha conhecimento, web colaborativa, Facilidade de interação; investigação publicação e consulta de conteúdo. Usuário protagonista, 

2010 a 2020 web 3.0 

web semântica, inteligente, sociabilidade, conectividade, rapidez, aberta, facilidade, aparelhos moveis, otimização de sites

2020 a 2030 web 4.0

 interações mais completa e personalizada com o usuário, internet das coisas, computadores de grande porte, computação em nuvem, Big Data, segurança, operação em tempo real, inteligência artificial, mobilidade

Em que consiste a escrita colaborativa na cultura digital, defendidas pelas autoras?

As autoras defendem que algumas ferramentas são passíveis de serem usadas com o objetivo de promover aprendizagens colaborativas fundamentadas na interlocução pelo código escrito.

A possibilidade de construção de uma nova língua escrita, favorecendo a expressão, a compreensão e a eficiência comunicativa.

Os ambientes colaborativos são vantajosos à autoria em rede, cria comunidades onde se compartilha ideias, mesmo assim não a garantias de por si só de uma aprendizagem efetiva.

 

Conheça meu Curso de Crochê que foi preparado com muito carinho.

Clique na foto e confira

 

Ainda não e inscrito no Canal do Youtube

inscreva no canal

Clique botão acima e se inscreva e grátis

Claudineia Antunes

Claudineia Antunes

Oi amores sejam bem vindo a nossa comunidade

Deixe seu comentário antes de sair, vou ficar feliz de saber que esteve aqui

Close

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 17.580 outros assinantes