Indagações sobre a Educação no Isolamento Social do COVID-19
Com o isolamento social, devido ao covid-19 as escolas estão fechadas e os alunos, professores e demais profissionais da educação estão em casa (com salvas exceções). E para que os alunos não fiquem sem aulas, muitas escolas particulares e algumas poucas escolas públicas, iniciaram a produção de conteúdos digitais e impressos (vídeos aulas, lives, atividades digitais e impressas)
Assim surgiu algumas indagações, por exemplo:
→ como estas aulas estão sendo preparadas?
→ os professores estão sendo apoiados pelas instituições?
→ A colaboração entre os professores?
→ Quais as TICs (mídias, ferramentas) estão sendo usadas?
→Como foi feita o levantamento para saber qual era a melhor ferramenta a ser usada para atender o maior número possível de alunos?
→ Como os alunos e a escola estão aceitando esta nova realidade?
→Quais as dificuldades dos alunos e professores?
O que é a TIC na educação?
As TICs são as Tecnologias da Informação e Comunicação, elas dizem respeito a formas tecnológicas distintas de comunicar e informar por meio das funções de hardware, software e telecomunicações. Fonte
A educação já estava passando por um processo de mudanças antes desta pandemia do covid19, para se adequarem a nova BNCC, a qual foi reformulada para adequarem a educação para uma nova realidade dos novos aprendizes( o mundo globalizado, digital, midiático).
BNCC- Base Nacional Comum Curricular
Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina o conjunto de competências gerais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica — que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Fonte
A publicação da BNCC para o ensino infantil e fundamental, foi publicada o documento final em dezembro de 2017, a do ensino médio foi no final do ano 2018. Após a publicação iniciou a face de implementação dessas novas diretrizes.
As escolas ainda estavam e estão no processo de reformulação do seu PPP (Projeto Político Pedagógico), capacitação, implementação ou formulação de métodos de ensino para atender estas novas diretrizes. E as escolas particulares estavam um pouco mais adiantadas na implementação.
E nisso fomos todos pegos de surpresa, ocorrendo a necessidade de fazer todas estas modificações de forma urgente para atender a BNCC e uma nova realidade onde os alunos e demais profissionais da educação não tem tempo para se prepararam de forma efetiva.
→e como será que os professores que ainda estavam relutantes, e/ou ainda sem competências e habilidades para uso das TICS em sala de aula estão nesse momento?
→ Será que você como aluno, professor, pais, membros escolares estão dispostos a assumir uma nova postura diante dos novos desafios no uso das inovações tecnológicas para ensino- aprendizagem?
Pode parecer fácil para uns, aterrorizante para outros, mas precisamos sim encarar esses novos desafios para que possamos ser docentes e discentes capazes de aproveitar o máximo as Tics, de forma efetiva, e com isso tirar muito aprendizado desse momento que estamos vivendo, e construir uma sociedade mais humana e fortalecer a educação.
Deixe seu comentário antes de sair, vou ficar feliz de saber que esteve aqui