LIVRO | Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional

Olá, amores! Estou aqui para apresentar a vocês um livro inovador no campo da educação: “Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional”. Com este livro, os autores nos apresentam uma análise profunda do novo contexto educacional em que estamos inseridos, onde a tecnologia e a informação são elementos cruciais para o aprendizado e o desenvolvimento de competências.

Uma leitura que nos faz pensar sobre os temas discutidos no livro, porém não e um texto que aprofunda muito, somente trans os temas para que possamos pesquisar mais, até ler os autores e obras de referência usada no livro.

A Divisão do Livro

O livro possui 145 páginas, e está dividido em 10 capítulos, cada capítulo e composto por um tema e escrito por um ou mais autores. Publicado em 202 pela Editora PENSO.

CAPÍTULO 1: Os Impactos da transformação digital no contexto educacional brasileiro, por Gustavo Hoffmann

CAPÍTULO 2: Práticas pedagógicas inovadoras: novos desafios, por Daiana Garibaldi da Rocha, Luis Borges Goveia, Paula Peres

CAPÍTULO 3: Caminho para um ensino disruptivo: no caso do Educações em rede, por Fernanda Araújo Coutinho Campos, Ana Paula Cavalcante

CAPÍTULO 4: Ensinar no síncrono e no assíncrono, por por Daniela Melaré Vieira Barros

CAPÍTULO 5: Curadoria: elemento importante na construção de projetos educacionais inovadores, por Aline Tavares, Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Max Ribeiro, Stefphan Duailibi Younes, Thais Cristine Andreetti

CAPÍTULO 6: Competências digitais docentes para a curadoria de conteúdo, por Marcos Andrei Ota, Sara Dias-Trindade

CAPÍTULO 7: Personalização, gamificação e as trilhas de aprendizagem, por Marcos Andrei Ota, Daiane Garibaldi da Rocha

CAPÍTULO 8: Ferramentas para impulsionar a aprendizagem virtual, por Fernanda Furano, Karina Nunes Tomelin, Luciana Santos

CAPÍTULO 9: O design da aprendizagem ativa e os espaços de aprendizagem, por Marcos Andrei Ota, Regina Tavares de Menezes dos Santos

CAPÍTULO 10: Equipes multidisciplinares e gestão de indicadores, por Rita Maria Lino Tarcia,  Anne Chrishi Piccolo Santos

Os tópicos abaixo, escrevi para ajudar quem não esteja familizado com esses termos possa entender um pouco do tema do livro.

O que é Aprendizagem Digital?

Aprendizagem Digital é um termo que se refere ao uso de tecnologias digitais para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

Através de diferentes metodologias e ferramentas, a aprendizagem digital proporciona um ambiente de ensino mais interativo, acessível e personalizado para cada aluno.

Essa abordagem de ensino tem ganhado cada vez mais espaço no contexto educacional atual, já que a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para a realização de atividades pedagógicas.

Curadoria de conteúdo:

A chave para a aprendizagem digital com a facilidade de acesso a informações na internet, a curadoria de conteúdo tornou-se fundamental no processo de aprendizagem digital.

A curadoria é o processo de seleção, organização e apresentação de informações relevantes para um determinado tema ou objetivo.

A partir da curadoria de conteúdo, é possível oferecer ao aluno uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e personalizada, já que o conteúdo é selecionado de acordo com suas necessidades e interesses.

Metodologias ativas:

Promovendo a aprendizagem colaborativa as metodologias ativas são um conjunto de técnicas e estratégias que buscam envolver o aluno de forma ativa e participativa no processo de aprendizagem.

Essas metodologias priorizam a construção de conhecimento de forma colaborativa, incentivando a troca de ideias e a participação ativa dos alunos.

Algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas na aprendizagem digital são: a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida e o ensino híbrido.

Ferramentas digitais:

Ampliando as possibilidades de aprendizagem as ferramentas digitais são elementos fundamentais na aprendizagem digital, pois permitem ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Existem diversas ferramentas digitais disponíveis no mercado que podem ser utilizadas para diferentes finalidades, como: plataformas de ensino à distância, jogos educativos, aplicativos para celular, entre outros.

É importante que os educadores conheçam as diferentes opções de ferramentas digitais e saibam como utilizá-las de forma eficiente no processo de ensino.

Nos dias de hoje, é comum vermos as tecnologias digitais sendo utilizadas na educação. Com a pandemia da COVID-19, essa tendência se tornou ainda mais evidente, já que muitas escolas e universidades tiveram que adotar o ensino a distância como forma de garantir a continuidade do aprendizado de seus alunos.

Nesse contexto, o livro Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional é uma fonte importante de informações sobre como utilizar as tecnologias digitais de forma eficiente e eficaz na educação.

Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional é um livro que trás em discursão o novo momento que passamos a viver após a pandemia, e que não podemos mais esperar para usar as Tics em favor da educação. Os textos trazem os temas de formas fácil de entendimentos.

Em resumo, acredito que o livro Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional é uma fonte importante de informações sobre o uso das tecnologias digitais na educação, abrindo para mais pesquisa sobre os temas tratados.

 

 

Deixe seu comentário antes de sair, vou ficar feliz de saber que esteve aqui