Conferencia Regional do Direito da Criança e Adolescente 2011 em Janaúba

Oi amores hoje vim falar um pouco do Fia, como Conselheira de Direito da Criança e adolescente sei que muitos nem sabem o que e o CMDCA muito menos o que e FIA, pois antes de ser conselheira também não tinha ideia. 


O que é o CMDCA?

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA é um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município. É uma instituição paritária, composta de membros da comunidade que dirigem instituições de atendimento às crianças e aos adolescentes e por representantes do poder público. Entre outras funções é responsável pelo gerenciamento dos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

O que é o FIA?

O Fundo da Infância e Adolescência (FIA), autorizado pela Lei Federal 8.242/91 é um fundo gerido pelos Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses fundos existem nas instâncias federal, estadual, distrital e municipal e foram criados para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. 

Para onde vão os recursos do FIA? 

Os recursos destinados ao FIA só podem ser aplicados em projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal, em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de adolescentes, além de orientação e apoio sociofamiliar.
Quem decide sobre como serão aplicados os recursos do FIA?
Em qualquer instância, seja federal, estadual, distrital ou municipal, a aplicação dos recursos do FIA é decidida pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A distribuição destes recursos é decidida em plenária de acordo com as prioridades estabelecidas por cada Conselho no seu planejamento.

O FIA do município de Janaúba – MG. 

O FIA de Janaúba foi criado e regulamentado pela Lei Nº. 960, de 22 de março de 1995. E desde 2001 o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Janaúba tem apoiado a implementação de ações destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes, buscando complementar as ações municipais voltadas a defesa dos direitos deste público-alvo, que se encontram em situação de risco social ou pessoal, em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de adolescentes, além de orientação e apoio sociofamiliar. 
• O FIA de Janaúba está regularmente inscrito no ano de 2013 na Receita Federal do Brasil sob a titularidade do CMDCA de Janaúba, tendo o CNPJ nº. 17.992.455/0001-33, possuindo a conta corrente n°: 38.405-4 da agencia 0935-0 do Banco do Brasil.
Como as pessoas físicas e jurídicas podem doar para o FIA?
Pessoas Físicas:
• A lei permite que, do valor destinado você desconte até 6% do Imposto de Renda Devido.
• Para fazer uso da lei, é preciso que a declaração seja feita no formulário completo e que a destinação seja feita no ano básico da declaração de imposto de renda, ou seja, até o dia 31 de dezembro de 2013, podendo este período ser estendido até o dia 30 de março de 2014.
• Se você tem restituição a receber, imposto a pagar ou se o seu imposto pago durante o ano foi o valor exato devido, você pode participar e destinar recursos beneficiando-se dessa lei.
• A dedução dos valores destinados ao FIA não prejudica outras deduções, como aquelas relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.
Observações:
• Em 2013, foi criada uma lei que possibilita fazer doações ao FIA diretamente no site da Receita Federal, a qual será gerada uma DARF, comprovando a respectiva doação.
• O doador pode também depositar o valor que desejar na conta indicada pelo CMDCA, ela é exclusiva do FIA. Os doadores que optarem por estas doações devem enviar uma cópia do comprovante de depósito para o conselho informando seus dados (nome, CPF, endereço e telefone) para que este conselho possa lhes enviar o recibo de destinação do FIA.
• As pessoas que quiserem destinar recursos espontâneos para o FIA, deverão depositar o valor que desejar na conta indicada pelo CMDCA, ela é exclusiva do FIA. Os doadores que optarem por estas doações devem enviar uma cópia do comprovante de depósito para o conselho informando seus dados (nome, CPF, endereço e telefone) para que este conselho possa lhes enviar o recibo de destinação do FIA. É importante ressaltar que o valor mínimo para as doações espontâneas para o FIA, é de R$ 5,00 (cinco reais).
Pessoas Jurídicas
• Todas as empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir contribuições feitas ao FIA. É importante ressaltar que somente as empresas com lucro real podem doar para o FIA, ou seja, as empresas optantes pelo simples ou lucro presumido não são beneficiadas por esta lei.
• As empresas tem sua dedução limitada a 1% do Imposto de Renda Devido (no mês, trimestre ou ano).
Observações:
• As empresas tributadas pelo lucro simples ou presumido não podem deduzir as contribuições do Imposto de Renda feitas ao FIA.
• Em 2013, foi criada uma Lei que possibilita fazer doações ao FIA diretamente no site da receita federal, a qual será gerada uma DARF, comprovando a respectiva doação.
• O doador pode também depositar o valor que desejar na conta indicada pelo CMDCA, ela é exclusiva do FIA. Os doadores que optarem por estas doações devem enviar uma cópia do comprovante de depósito para o conselho informando seus dados (nome, CPF, endereço e telefone) para que este conselho possa lhes enviar o recibo de destinação do FIA.
• As empresas que quiserem destinar recursos espontâneos para o FIA, deverão depositar o valor que desejar na conta indicada pelo CMDCA, ela é exclusiva do FIA. As empresas que optarem por estas doações devem enviar uma cópia do comprovante de depósito para o conselho informando seus dados (nome, CNPJ, endereço e telefone) para que este conselho possa lhes enviar o recibo de destinação do FIA. É importante ressaltar que o valor mínimo para as doações espontâneas para o FIA, é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Associações que podem ser beneficiadas com Recursos do FIA

1- Associação Projeto Adolescente Cidadão de Janaúba e Nova Porteirinha (APACIJAN);
2- Associação Dom José Mauro;
3- Associação RAFAH;
4- Associação Solidária de Orientação à Criança e ao Adolescente – Projeto CRER-SER;
5- Associação Mantenedora da Guarda Mirim de Janaúba;
6- Associação do Desenvolvimento Esportivo e Cultural (ADEC) de Janaúba.
7- Pedagogia Hospitalar da Fundação de Assistência Social de Janaúba (FUNDAJAN) Pedagogia Hospitalar
8- Associação dos Deficientes de Janaúba (ADEJAN)
9- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Janaúba 

Para maiores informações:

Procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na Secretaria Municipal de Promoção Social, situada à Rua: Américo Soares, nº. 760, Bairro: Centro, ou entre em contato pelo telefone: (38) 3821-4512, falar com João Carlos Lima Alves ou Mara Dalila Simões, ou pelo e-mail: cmdca@janauba.mg.gov.br

Este texto estamos usando para divulgar a Campanha do FIA de Janaúba então ele pode e deve ser copiado e distribuído. 

Se você não poder contribuir com dinheiro pode contribuir repassando este mensagem, ou até procurando uma destas instituições e doando um pouco do seu tempo.

Algumas fotos para vocês

As crianças e adolescentes que são beneficiadas com os recursos do FIA Participando da Conferencia Regional de Direito em 2011

Deixe seu comentário antes de sair, vou ficar feliz de saber que esteve aqui